terça-feira, 7 de janeiro de 2014

2. A CHEGADA

O vôo da TAP, que veio de Lisboa para o Rio de Janeiro, devido aos muitos e fortes ventos contrários, atrasou cerca de uma hora. Assim, a saída do vôo 0072 ficou prejudicada, por ser a mesma aeronave. Mas com o retorno, o vento desta vez está a favor e por isso o atraso será menor do que o esperado. Estava inicialmente marcada a partida do vôo para as 23h55 do dia 06 de janeiro, mas a partida foi às 1h20 do dia 07. Deveríamos chegar, pelo primeiro horária, às 11h55 (hora local, 9h55, horário de Brasília) e aterrisamos às 12h20. Por  volta das 13h30 eu já estava no meu quarto, no Residencial Florescente, onde já fiquei hospedado anteriormente, em pleno centro de Lisboa, na rua das Portas de Santo Antão.
O dia está chuvoso, a temperatura entre 12 e 15 graus, mesmo assim, após desarrumar as malas e organizar as roupas nos cabides e gavetas, saí para dar uma volta aqui por perto. Fui aos Armazéns do Chiado, uma construção antiga transformada em um Shopping, com lojas muito parecidas com as de outros Shoppings do Brasil, porém, há duas lojas que me chamaram a atenção já na outra vez em que lá estive, em maio de 2012: a Fnac e a Loja do Gato Preto. Esta última tem coisas lindas para uma casa que não se encontra no Brasil; dá vontade de levar a loja inteira, mas desta vez ainda me segurei. Na Fnac, o que mais me atraiu tanto da outra vez quanto hoje é a livraria e a videoteca; saí de lá com um livro apenas, mas com 6 dvds que não se encontram no Brasil. Saí somente com 6 porque me segurei para não comprar mais.
Na volta, além de comprar meias de lã e um presente para mim, passei no Mercado da Praça da Figueira e comprei para meu jantar 2 embalagens de cereja, além de suco e água. Ainda não comi nenhum doce português, apesar das inúmeras docerias e confeitarias que já em Lisboa.
Quando saí, resolvi não levar a câmera fotográfica, pois desejava apenas dar uma volta, mas me arrependi, pois havia muito o que fotografar no pequeno percurso que eu vi. Porém, antes de sair do hotel, tirei uma fotografia já usando a roupa apropriada ao clima daqui. Por sinal, as pessoas andam pelas ruas muito bem vestidas, com sobretudos e casacos lindos, echarpes e cachecóis. Saí de um calor abrasador de quase 50 graus em Nova Iguaçu e me vejo aqui todo agasalhado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário