sábado, 11 de janeiro de 2014

IGREJA DE SÃO DOMINGOS, FEIRA DOS ALFARRABISTAS, AVENIDA DA LIBERDADE E PARQUE EDUARDO VII - 11 de janeiro de 2014


Neste sábado participei da missa na Igreja de São Domingos, já mencionada anteriormente. Antes de falar mais dela, posto o que Fernando Pessoa escreveu a respeito dela.

"Depois de visitar o Castelo de São Jorge, ou de ter visto o Limoeiro, desçamos de novo ao Rossio onde podemos admirar a magnífica e vasta Igreja de São Domingos, no largo do mesmo nome, ali ao lado; esta igreja foi edificada depois do grande terramoto e é obra do arquitecto Mardel. Aqui tiveram lugar as mais importantes cerimónias oficiais - casamentos e baptizados reais, coroações, exéquias. Aqui se casou o Rei D. Carlos. A capela-mor, de mármore negro, com medalhões na base, é digna de ser vista, como também o são os túmulos do Príncipe D. Afonso, filho de D. Afonso III, e de Frei João de Vasconcelos, assim como as pinturas, de Pedro Alexandrino, que adornam as várias capelas."
Infelizmente, a 13 de agosto de 1959 esta igreja ardeu em chamas e toda esta beleza descrita por Pessoa se perdeu. Abaixo há algumas fotos dos noticiários da época, além de mais fotos atuais. Na postagem do dia 08 de janeiro há mais comentários a respeito dessa igreja.

Fernando Pessoa continua, a seguir: "Neste mesmo sítio foi em tempos a igreja do Convento de São Domingos, destruída pelo terramoto de 1755, onde a inquisição levou a efeito muitos de seus autos-de-fé. Foi também nesta igreja que, em 1506, depois do ofício divino, muitos judeus foram mortos pela população fanática, tendo-se o massacre estendido rapidamente a outras partes da cidade."
Com estas informações compreende-se a existência no Largo de São Domingos de memoriais pela tolerância religiosa, inclusive um monumento pelos judeus mortos. As fotos desses memoriais podem ser vistas na postagem do dia 08 de janeiro.
imagem de Santa Clara de Assis
detalhe de um altar lateral destruído pelas chamas de 1959
marcas do incêndio de 1959 ainda se podem ver hoje



o interior da igreja atualmente
foto do incêndio
foto de jornal da época sobre o incêndio
foto de jornal da época sobre o incêndio
foto de jornal da época sobre o incêndio

foto de jornal da época sobre o incêndio
foto de jornal da época sobre o incêndio

em frente ao Teatro D. Maria II, no Rossio
gaivota em frente ao Teatro D. Maria II, no Rossio
em frente ao Teatro D. Maria II, no Rossio
vista do Castelo de São Jorge

em frente à Igreja do Carmo, no Chiado
em frente à Igreja do Carmo, no Chiado
Praça Luís de Camões
Feira dos Alfarrabistas, aos sábados, na rua Anchieta

joalheria no Chiado
Elevador de Santa Justa
detalhe de construção próxima à avenida da Liberdade

Lisboa em Pessoa: "
Praça dos Restauradores, no início da avenida da Liberdade

























































































2 comentários:

  1. Olá que lugar mais lindo e este?
    Graças e belezas com um toque de alegria.
    Fico feliz por você estar ai, e uma foto mais linda que a outra Ronan e eu estamos encantados Ronan mais ainda por ver tantas esculturas e as fontes.
    Gostei muito da imagem do Sagrado Coração de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta é a mais linda avenida de Lisboa e uma das mais belas do mundo, lembrando muito a Avenue des Champs-Elysées‎, em Paris. Foi a primeira avenida de Lisboa que conheci quando aqui estive a primeira vez, em dezembro de 1995 e me apaixonei por ela à primeira vista.É linda em qualquer época do ano.

      Excluir